Os cosméticos formam um segmento de mercado muito rentável para os empreendedores e envolvem diferentes nichos. Mas, como montar uma loja de cosméticos?
Afinal, setor é muito concorrido e para ter sucesso é preciso ser estratégico e ter inteligência de mercado para se manter competitivo.
Com o avanço do comércio eletrônico, praticamente qualquer segmento pode ser adaptado para o mundo virtual.
Trata-se de uma boa vantagem para iniciantes ou para pessoas que, no momento, não têm muito capital disponível.
Neste artigo, vamos mostrar como montar uma loja de cosméticos, passando informações sobre os custos envolvidos, que produtos podem ser comercializados e outras dicas. Leia e confira!
Como montar uma loja de cosméticos?
Conforme dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal), houve um crescimento de 5,4{94e8c4fb701fd93b7f42c1a650897928dd672c514859d2e0eb8a0072f5840fac} no setor de cosméticos entre 2021 e o primeiro semestre de 2022.
Por isso, nessa parte inicial, vamos dar algumas dicas de como montar uma loja de cosméticos:
- Selecione o modelo de negócio em que pretende investir
Após conhecer mais sobre o mercado, convém fazer um planejamento para abrir o negócio.
Para definir o processo de como montar uma loja de cosméticos, você deve entender que há diferentes modelos de pontos comerciais:
lojas multimarcas;
franquia de cosméticos;
quiosque de maquiagem;
marca própria.
A franquia de cosméticos, por exemplo, é uma boa opção. Assim, você conta com suporte de uma empresa especializada, dispensando a preocupação com estoques.
Outra vantagem é que o nome de uma marca já consolidada representa um grande diferencial na hora de captar clientes e obter mais vendas.
Quando o empreendedor investe em marca própria, é necessário se esforçar mais no que se refere ao marketing, mas não deixa de ser uma opção boa.
- Conheça o que a legislação diz a respeito
Também é importante conhecer as normas para abrir, formalmente, seu negócio. Quando falamos em formalidade, estamos nos referindo a atuar dentro da legalidade.
Para formalizar sua loja, existem algumas etapas fundamentais:
contrato Social;
registro do Contrato Social;
registro na Secretaria da Receita Federal;
registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
registro na Prefeitura;
registro no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Nacional);
registro no Sindicato Patronal;
alvará de Funcionamento.
O município requer determinados procedimentos para abrir estabelecimentos novos.
Verifique ainda o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e o site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Outra dica é consultar o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Eles analisam se as mercadorias estão dentro do prazo de validade e devidamente registradas.
- Monte o plano de negócios da empresa
Elaborar um plano de negócios também é uma relevante etapa no processo de como montar uma loja de cosméticos.
O plano de negócios contempla aspectos fundamentais, como estoque, público consumidor, estratégias de marketing, investimento inicial e outros pontos.
Quanto mais detalhes o plano de negócios apresentar, mais abrangente será sua visão e mais confiáveis serão os dados para a tomada de decisão. Um plano minucioso, além disso, reduz os riscos.
- Crie um nome atrativo para sua loja de cosméticos
Criar um nome que atraia a atenção do público é muito importante para que, sempre que o consumidor pense em algum cosmético, lembre-se de sua loja.
Tome cuidado também para não escolher um nome que já está sendo usado por outra loja.
- Escolha a localização do ponto comercial
Outra medida necessária é escolher o ponto comercial, caso a loja precise atuar em espaço físico. É dispensável essa etapa, caso sua loja seja completamente online.
Se você puder comprar seu próprio ponto comercial, será melhor. Pois assim você não precisará pagar aluguel de imóvel todos os meses.
Seja imóvel alugado ou comprado, será preciso escolher um ponto que esteja situado em local onde exista alto fluxo de pessoas, perto de escolas, pontos de ônibus e outros estabelecimentos comerciais, incluindo shoppings centers.
Escolha um lugar que ofereça boa acessibilidade, sem muitos concorrentes nas proximidades.
No caso de e-commerce essa preocupação será nula.
- Invista na estrutura da loja de cosméticos
Após definir o lugar para abrir a loja de cosméticos e deixar o processo formalizado, chegou a hora de montar a loja, comprando a mobília conforme as dimensões do imóvel. Você vai precisar de:
prateleiras;
vitrines;
caixas;
espelhos;
computadores;
cestas;
impressora de nota fiscal;
cadeiras/poltronas;
balcões de mesas;
máquinas de cartão.
Caso pense em montar uma loja virtual, a estrutura da sua loja será feita de forma diferente, excluindo os gastos com aluguel, móveis e tudo mais.
Para uma loja virtual seus gastos seriam basicamente com plataforma de e-commerce, marketing e logística para fazer uma entrega eficiente.
Você também deve definir os produtos que serão comercializados na empresa, já que o segmento de cosméticos abrange uma diversidade de itens.
Confira os principais produtos de acordo com suas categorias:
cuidados com a pele: esfoliantes, cremes de hidratação, cremes/ceras de depilação;
higiene: desodorantes, sabonetes, talcos, sais de banho, escovas, toucas, buchas;
manicure: bases, removedores, esmaltes, palitos, alicates;
maquiagem: pó compacto, bases, rímel, corretivos, delineador, batom, sombras, lápis,;
cabelos: condicionadores, shampoos, hidratantes, óleos, tinturas, reparadores;
perfumaria: marcas do Brasil e de fora do país, como Natura, O Boticário, Carolina Herrera, Deo Parfum, Eau de Toilette, Savage e assim por diante.
A loja deve ser muito convidativa para o público. No caso da loja virtual é essencial ter um layout chamativo com elementos que prendam a atenção dos seus clientes.
Banners estratégicos, fotos de qualidade, cores da marca são apenas algumas das dicas para uma loja virtual atrativa. Claro, tomando muito cuidado para não poluir o visual da loja.
Agora se você pretende investirem uma loja física vale a pena investir na fachada da loja e algumas dicas são:
a fachada deve deixar em destaque a entrada da loja;
use cores atrativas e que representem a marca (laranja e vermelho, por exemplo, costumam atrair muito a atenção das pessoas);
seja criativo, o que significa usar elementos para prender o interesse de quem passar diante da loja (placas e cartazes são complementos recomendados, que não causam grande ônus no orçamento);
evite exageros para não gerar poluição visual;
contrate um profissional qualificado, pois ele pode auxiliar a deixar a fachada muito mais bonita;
respeite a legislação local, procurando a Prefeitura e informando-se sobre as possíveis restrições de materiais que podem ser aplicados, os tipos de propaganda permitidos, as dimensões mínimas e máximas, os letreiros que podem ser utilizados.
- Decore o ambiente internamente
Outro aspecto relevante é decorar uma empresa de cosméticos. Afinal, o segmento se relaciona à estética.
Os elementos decorativos devem passar a ideia de comodidade e bem-estar visual. Separamos algumas dicas nesse sentido:
organize as mercadorias conforme categorias (maquiagem, cremes para o corpo, perfumes, higiene e outras);
desenvolva uma identidade visual para o estabelecimento, selecionando as melhores cores, aquelas que podem ser associadas à sua imagem (as cores neutras ou mais suaves são as mais indicadas para evitar exageros);
organize expositores em pontos estratégicos da loja para ocupar espaços vazios e promover mercadorias, o que contribui para destacar a percepção do consumidor.
No virtual, seus produtos devem ser distribuídos na mesma lógica.
Separe-os por departamento, categorias e subcategorias, além de ser necessário caprichar na descrição de produto para organizar sua loja virtual.
- Organize estrategicamente as mercadorias
Para organizar as mercadorias estrategicamente, você vai levar tempo. Além disso, não é um trabalho simples. Confira algumas dicas para ajudar você nessa tarefa:
organize os itens por semelhança, colocando mercadorias iguais nas estantes;
coloque as mercadorias de maior demanda e atratividade perto da entrada, para que o público tenha mais acesso visual a elas;
o espaço que está à altura dos olhos é aquele que mais atrai a atenção do cliente — por isso, aproveite para organizar nesse espaço os itens de maior demanda;
crie uma vitrine atrativa, com um tema interessante e aproveite os períodos sazonais, além de criar um bom sistema de iluminação.
Na loja virtual, as dicas são praticamente as mesmas. Como vimos anteriormente é necessário criar categorias e subcategorias para os seus produtos, para facilitar a navegação do cliente pela sua loja virtual.
Tem uma promoção acontecendo naquele período, uma Black Friday, por exemplo? Aproveite para colocar os produtos com desconto em destaque, espalhar banners e fazer uma vitrine atrativa.
- Invista no mix de produtos
Ao trabalhar com um mix de produtos, você oferece melhores opções para o público escolher, promovendo maiores lucros para seu negócio. Esse segmento está em constante inovação, oferecendo uma diversidade de produtos, como:
cosméticos naturais e orgânicos;
produtos veganos;
perfumes em geral;
maquiagem;
sabonetes industrializados e artesanais;
kits de tratamento facial.
- Escolha bons fornecedores
A escolha de bons fornecedores, é uma medida importante para manter e repor o estoque dos produtos, para priorizar a diversificação e a qualidade desses itens.
Alguns critérios que você pode considerar são:
qualidade;
preço;
formas de pagamento;
prazos de entrega.
Priorize e negocie esses critérios até conquistar o melhor fornecedor para seu negócio.
Mantenha uma lista atualizada e monitore os fornecedores, analisando as tendências de preços, a capacidade de entrega e os prazos.
- Capacite os colaboradores para garantir um atendimento excelente
Uma das principais necessidades de uma loja de cosméticos é prestar um bom atendimento ao público. Logo, cada funcionário deve ser selecionado com cuidado e responsabilidade.
Também é necessário investir em capacitação. Isso porque o bom atendimento favorece o aumento de vendas, já que os clientes se sentem mais satisfeitos e dispostos a comprar.
Dessa forma, a equipe deve aprender estratégias de vendas e técnicas eficazes para abordar os consumidores.
É importante ainda definir objetivos e metas para a equipe.
Dessa forma, os profissionais aprenderão a respeito de técnicas que podem ser usadas para atingi-las.
O funcionário também precisa conhecer quais são os itens da loja, suas principais características.
Esse conhecimento contribui para que o cliente se sinta mais confiante, volte outras vezes e ainda divulgue a marca para seus familiares, amigos e colegas.
- Atualize-se sobre as tendências do mercado
O mercado de estética não para de crescer e de inovar. O Brasil registrou um aumento de 15,2{94e8c4fb701fd93b7f42c1a650897928dd672c514859d2e0eb8a0072f5840fac} no ano de 2021. Assim, você precisa se manter atualizado a respeito das tendências do mercado.
Em função do crescimento, a população vem desenvolvendo hábitos novos de consumo. Conforme a ABIHPEC, a população se preocupa mais com a pele e com os cabelos (crescimento de 37{94e8c4fb701fd93b7f42c1a650897928dd672c514859d2e0eb8a0072f5840fac}).
Por isso, vale a pena ficar atento às novidades nessas duas áreas, considerando novas oportunidades de expansão de mercado e de vendas.
- Aprenda com a concorrência
Analise a concorrência direta, representada por outras lojas de cosméticos e perfumarias, e indireta, representada por boutiques, mercados, farmácias e outros estabelecimentos.
Mapeie a região, identificando as lojas concorrentes.
Você pode utilizar uma ferramenta muito conhecida: Google Maps.
Após o mapeamento, faça uma lista e se organize para visitas presenciais ou é claro, visite o site da empresa concorrente em caso de loja virtual.
Verifique a página de venda, produtos, de que forma é organizada e formas de pagamento oferecidas por eles.
Já durante as visitas nas lojas físicas, atente para os aspectos abaixo:
elementos decorativos;
organização das prateleiras;
nível de atendimento;
produtos;
localização;
novas tendências.
Colete informações e ajuste o que for possível ao perfil de seu negócio. Não seja um mero imitador.
Aproveite as ideias e seja criativo. É importante que você tenha seu próprio estilo.
- Conheça os cosméticos mais comercializados do momento
Os cosméticos não fazem parte somente do dia a dia de mulheres, mas também de homens.
Há uma diversidade enorme deles, com funções diferentes: hidratar a pele, amenizar olheiras, colorir cabelos, esfoliar os pés, fortalecer as unhas, realçar a beleza e assim por diante.
Fique alerta às tendências dos cosméticos ao longo do ano.
No primeiro semestre de 2022, alguns produtos ficaram no ranking de mais vendidos na plataforma da Amazon:
hidratante para o rosto à base de água;
creme Leave-in;
sérum vitaminado para o rosto;
vitamina C;
óleo de cabelo para finalização;
máscaras de super-hidratação.
- Invista no marketing
A divulgação ajuda a fazer seu negócio conhecido, principalmente no início. Veja algumas técnicas que custam pouco ou têm custo zero:
no dia da inauguração, você pode fazer uso de panfletos, carros de som, anúncios em redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn;
depois, você pode manter os anúncios nas redes sociais, já que é uma opção mais econômica e ajuda a atrair clientes;
utilize o WhatsApp Business para divulgar lançamentos e promoções;
ofereça mercadorias acompanhadas de brindes.
No caso da loja online invista em anúncios pagos, divulgue seus produtos nas redes sociais e coloque sua loja no topo do Google com a utilização correta do SEO – Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).
Fonte: Escola de E-commerce